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Eixo 1 - Participação Cívica e Política

1. Institucionalização do Conselho da Cidadania Infantojuvenil, tendo por base representativa crianças e jovens das comissões interfreguesias da rede social, articulando com o Conselho Municipal da Juventude.

2. Elaboração de um estudo de diagnóstico de valores, ideias e aspiração das crianças e jovens de Guimarães.

3. Criação de uma plataforma digital para expressão das sugestões e opiniões dos jovens munícipes.

4. Constituição de assembleias consultivas abertas de crianças e jovens nas freguesias e uniões de freguesia.

5. Criação do cargo de provedor municipal da criança e do jovem.

6. Criação de um programa e de um regulamento de apoio às organizações juvenis.

7. Desenvolvimento de um programa municipal contra a discriminação, o racismo e a xenofobia (através de atividades culturais, teatro, cinema, ateliês, etc.).

8. Desenvolvimento de uma componente aberta às crianças e jovens (até 18 anos) do Orçamento Participativo.

9. Coordenação integrada dos vários programas orientados para as crianças e jovens (cidades educadoras, cidades amigas das crianças, etc.) 

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Eixo 2 - Bem-estar social

10. Criação, no quadro do município (rede social?) de uma equipa permanente multidisciplinar de diagnóstico e intervenção face a situações de privação social de crianças e jovens.

11. Criação de um banco de empréstimos de livros, calculadoras, material desportivo e equipamento informático.  

12. Constituição de interfaces entre educação e saúde para potenciar os programas de saúde preventiva.

13. Criação de oportunidades de formação em primeiros socorros, proteção digital e autodefesa pessoal.

14. Promoção de uma intervenção especializada e integrada para crianças com síndroma do espetro do autismo.

15. Desenvolvimento das respostas às crianças e jovens com deficiência, nomeadamente nos espaços rurais do município.

16. Desenvolvimento da ação integrada nos bairros sociais, promovendo a integração, a segurança e a convivialidade.

17. Apoio à qualificação de instituições de acolhimento de crianças. 

 

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Eixo 3 - Território e Ambiente

18. Facilitação da mobilidade, nomeadamente através da criação de um passe intermodal de transportes, da permissão de transporte de bicicletas nos autocarros, da construção de vias cicláveis, da criação de um passe social que favoreça o acesso das crianças da periferia ao centro urbano e seja válido também em período de férias e da melhoria e adequação dos horários.

19. Desenvolvimento de condições de acesso e fruição da natureza, com a criação e identificação de trilhas e caminhos pedonais, de percursos verdes e de ações de animação em espaços verdes.

20. Definição da regra do impacto nas crianças e jovens para todos os planos urbanísticos.

21. Desenvolvimento de um programa de sinalética urbana e de interpretação orientada para as crianças dos elementos do património edificado.

22. Promoção da melhoria das acessibilidades para crianças e jovens portadores de deficiência. 

 

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Eixo 4 - Relações Interpessoais

23. Criação no âmbito do município (rede social?) de uma equipa multidisciplinar que coordene as ações de política de família.

24. Desenvolvimento de programas de educação/formação parental.

25.Desenvolvimento de sessões públicas temáticas (fóruns) sobre aspetos relativos à vida das famílias, integrando crianças e jovens.

26. Promoção de um programa de voluntariado municipal infanto-juvenil (recrutamento, definição de ações, enquadramento e apoio logístico)

27. Dinamização de ações (cívicas, culturais, recreativas, desportivas) de convívio intergeracional.

28. Garantia da efetiva proibição dos castigos corporais, em contexto educacional e institucional.

 

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Eixo 5 – Cultura, Lazer e Desporto

29. Difusão, por meios tecnológicos e mediáticos, da informação cultural para crianças e jovens.

30. Criação de residências artísticas nas escolas.

 31. Criação de programas de mobilidade intraconcelhia para acesso à cultura, considerando alguns espetáculos de referência, visitas temáticas a museus ou outras atividades culturais urbanas.

32. Promoção ativa de intercâmbios culturais infanto-juvenis entre freguesias.

33. Apoio ativo à mobilidade nacional e internacional nos planos cultural e educacional.

34. Definição de regras de utilização de equipamentos desportivos, conciliando a sua utilização no desporto profissional com o desporto amador e a atividade físico desportiva livre

35. Redefinição dos equipamentos desportivos para a sua utilização pelos dois géneros (balneários masculinos e femininos, etc.).

36. Favorecer a criação de clubes infanto juvenis para usufruto dos espaços desportivos.

37. Elaboração de um programa de manutenção dos equipamentos desportivos.

 

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Eixo 6 - Educação

38. Generalização do acesso a todos os níveis de educação, com desmontagem dos obstáculos económicos, sociais e culturais à sua frequência.

39. Desenvolvimento, pelas escolas, de modalidades de participação ativa de crianças e jovens, nomeadamente no âmbito do seu projeto educativo.

40. Promoção de relações entre escolas na realização de projetos de inovação educacional.

41. Constituição de um gabinete local de apoio às escolas, nomeadamente na prevenção primária e secundária de situações de bullying, segregação ou violência escolar

42. Constituição de uma estrutura de coordenação municipal (eventualmente intermunicipal) das ofertas educativas das escolas, dos cursos, recursos e equipamentos com potencialidade educativa.

43. Criação de ateliês, estágios e escolas de verão para crianças e jovens. Envolvimento das empresas nesta atividade.

44. Promoção de um programa de articulação entre as associações locais e as escolas, para o desenvolvimento de ações de educação não formal.

45. Criação nas escolas/agrupamento da figura do “advogado das crianças”.

 

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