Facebook

Colˇquio Internacional Crianšas, Cidade e Cidadania

Colˇquio Internacional Crianšas, Cidade e Cidadania

 

Nos dias 17 e 18 de março, decorreu no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, o Colóquio Internacional Crianças, Cidade e Cidadania. Foi uma iniciativa desenvolvida pelo projeto da Carta da Cidadania Infantojuvenil que é promovido pela ADCL – Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais em parceria com a Câmara Municipal de Guimarães e a CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Guimarães, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito do projeto Cidadania Ativa.

No decorrer dos dois dias do Colóquio os participantes puderam contactar com especialistas de diferentes áreas que através de apresentações realizadas nos diferentes painéis abordaram assuntos relacionados com a “Infância e territórios”, o “Município e ação infantil” e a “Cidade, mobilidade e educação”.

Paralelamente a isto decorreram um conjunto de sessões temáticas onde foram apresentados diversos projetos nacionais e internacionais, que permitiram aprofundar os diversos assuntos abordados ao longo do Colóquio.

Não poderíamos de deixar de destacar a presença do investigador Dr.ª Francisco Tonnuci, que logo na sessão de abertura apresentou o projeto internacional “La ciudad de lõs niños: El derecho de ser ciutadanos”.

Podemos concluir que os objetivos do Colóquio foram alcançados pois permitiu a realização de uma reflexão aprofundada acerca das condições de vida das crianças e as condições de participação que estas usufruem. 

    

 

 

 

<