Facebook

Memˇria descritiva da Imagem do Projeto

 

A imagem gráfica do projeto Carta da Cidadania Infanto-Juvenil foi feita a partir dos desenhos realizados pelas crianças que participaram na oficina "Era um Rabisco e Pulsava", em 2010. A oficina aconteceu na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, no âmbito das comemorações do 50º aniversário da fundação da cidade de Brasília.

 

O projeto urbanístico de Brasília começou no gesto simples, em forma de cruz, feito por Lúcio Costa num guardanapo de papel. Um rabisco que "pulsava", nas palavras do poeta Carlos Drumond de Andrade, que se transformou depois no eixo de implantação da cidade que é hoje classificada como Património Cultural da Humanidade.

 

A partir de um conjunto diversificado de guardanapos de papel, com carimbos escolares antigos impressos, as crianças escolheram aquele que tinha estampada a imagem com que mais se identificavam. Com base nesse mote criativo inicial foram então convidadas a desenhar e a dar nome ao seu projeto imaginário de cidade.

Parte do desenho "Cidade Estrela" da Sílvia, que retrata uma cidade no interior de uma estrela, e que torna assim habitado um símbolo abstrato da bandeira da União Europeia, foi convertido em ilustração e adotado como imagem identificadora do projeto Carta da Cidadania Infanto-Juvenil. As cores utilizadas, o amarelo e o azul, que não fazem parte do desenho original, reforçam essa leitura contextual.

 

Os símbolos identificadores de Espaço Cultural, Espaço/Equipamento Desportivo, Associação e Centro de Formação foram retirados do desenho da Ana Filipa. Os símbolos para Serviço de Saúde e Lar de Acolhimento fazem parte do desenho da Inês. Pousada da Juventude / Centro de Informação Juvenil e Tribunal foram adaptados a partir do desenho da Eva. As restantes categorias foram identificadas com base em detalhes presentes na cidade estrela da Sílvia.

 

<