Facebook

2║ Conselho da Cidadania Infantojuvenil

2║ Conselho da Cidadania Infantojuvenil

 

No âmbito do projeto Carta da Cidadania Infantojuvenil realizou-se, no dia 6 de junho, o 2.º Conselho da Cidadania, no qual participaram crianças e jovens de diferentes idades e locais do município de Guimarães.

O desafio deste Conselho recaiu no debate e enunciação de propostas para a Carta da Cidadania que se constituirá como um documento de estratégia para a promoção e concretização dos direitos de crianças e jovens.

Foram, assim, formuladas novas ideias e propostas que vieram enriquecer as que resultaram  dos trabalhos dos grupos focais e entrevistas a informantes-chave e revelar novas estratégias para superar alguns dos problemas identificados ao nível do diagnóstico realizado.

A discussão centrou-se sobre os seguintes temas: vida nos bairros, luta contra a pobreza, família, direito a dar opinião, solidariedade social, não discriminação, educação, participação, política, cultura/lazer e tempos livres, mobilidade, saúde, adolescência e segurança.

O Conselho contou, também, com a participação de técnicos e interventores sociais de diversas áreas, alguns dos quais têm colaborado ativamente nas ações do projeto.

Mais uma vez, comprovou-se o interesse e vontade das crianças e jovens em serem ouvidos e darem o seu contributo para a definição de políticas capazes de reforçar e garantir os seus direitos e a inserção plena na cidadania ativa. 

   

 

<